CRN4 > Histórico

CRN-4: Compromisso histórico com a evolução da categoria

O CRN-4 foi criado em junho de 1980 e possui uma delegacia no Estado do Espírito Santo. Sua nova sede está localizada em frente ao metrô Carioca, no centro do Rio de Janeiro Seus primeiros anos de atuação foram dedicados à regulamentação da instituição, ao cadastramento de profissionais e empresas, à aquisição da sede e à estruturação das áreas de administração e fiscalização.

Foram muitas as conquistas nestes anos de funcionamento. Uma das mais importantes foi a mobilização de toda a classe para inviabilizar uma tentativa de desregulamentação da profissão ocorrida em 1997. Essa crise teve um ponto positivo, o maior compromisso dos nutricionistas com o futuro da profissão e a maior consciência da necessidade de lutar por seu espaço de atuação.

Sempre tendo em vista o perfil do nutricionista como profissional de saúde, o CRN-4 é presença constante nos diversos fóruns de organização social, na luta pelo resgate da cidadania, reivindicando melhores condições de atendimento em hospitais da rede pública e conveniada, denunciando paralelamente as precárias condições na área de saúde em geral.

O principal eixo de trabalho do CRN-4, hoje, é a identificação das reais demandas da categoria e a implantação de ações que atendam a essas necessidades, criando, ao mesmo tempo, oportunidades para a valorização do profissional diante do público empregador e da sociedade. Para consolidar essa proposta, a entidade vem buscando a participação do nutricionista, baseada na idéia de parceria, um projeto no qual se inserem também universidades, instituições da área de saúde e entidades afins.

Além disso, o CRN-4 conduz todas as suas ações de forma a que o nutricionista veja sua entidade de classe como uma referência para o aprimoramento de sua atuação profissional. A atividade de fiscalização, por exemplo, está sendo completamente reestruturada, para orientar e esclarecer o profissional, buscando soluções conjuntas, que contribuam para o aperfeiçoamento da prática da nutrição.

Como uma das formas de prestar apoio ao profissional, foi implementado nosso regime de plantão. Diariamente, na sede, e semanalmente, nas delegacias, um fiscal está disponível para atender ao nutricionista. Além disso, estamos promovendo cursos de aprimoramento, com vistas a um exercício profissional alinhado com as diversas legislações referentes à nutrição.

Atualmente, fizemos novos investimentos visando maior aproximação entre a entidade e a categoria. Como exemplo, temos o espaço do nutricionista - uma área equipada com acervo técnico (vídeos, publicações, documentos) e equipamentos de informática, para atender aos profissionais que buscam por uma fonte de pesquisa e aperfeiçoamento; um auditório com 25 lugares onde são realizadas palestras e pequenos workshops.

Essas ações estão fundamentadas no Programa de Desenvolvimento Institucional, cujo princípio é adaptação da entidade, visando a uma administração que otimize seus recursos humanos, físicos e financeiros para atender criteriosamente às expectativas de seus usuários - categoria, empresas, conselheiros e sociedade.

Nessa evolução, sempre visando agregar e aprimorar projetos de atuação, o CRN-4 vem se firmando como uma entidade de referência para a categoria, contando com o apoio da esfera federal da instituição e a troca de experiência com os demais Conselhos Regionais.

Últimas notícias RSS

> veja mais notícias

Relatório sobre qualidade da alimentação nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro