Objetivo: criar atenção, conexão e identificação sobre a importância do nutricionista no combate à fome.
Em sua segunda edição, o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (II VIGISAN), publicado em 2022, apontou que 33,1 milhões de pessoas passam fome. O nutricionista, desde a origem da profissão, tem íntima ligação no combate a esse cenário que foi denunciado por Josué de Castro há mais de 7 décadas em sua célebre obra Geografia da Fome, que hoje, volta a assolar milhões de pessoas, mesmo depois de tantos avanços tecnológicos e científicos.
É nesse contexto que o CRN-4 lançou sua campanha de valorização profissional que apresentou para a população a importância do Nutricionista, em todas as suas áreas de atuação, na luta pelo combate à fome e assim, na promoção de direitos e cidadania, gerando transformação social através de suas boas práticas.
Mini-documentário: Para introduzir o mote da campanha, foi produzido um vídeo com 3 minutos de duração e um rico roteiro que foi construído tendo como base o acervo histórico sobre a profissão do nutricionista e o seu surgimento.
No material, que contou com a técnica de storytelling, foram citados documentos oficiais como os Projetos de Lei de Josué de Castro e momentos marcantes da história da nutrição até os dias atuais perpassando por cenas reais. Além disso, contou com a explicação sobre o que são direitos e cidadania e a contextualização sobre a importância do trabalho do nutricionista em todas as suas áreas de atuação no combate à insegurança alimentar e nutricional e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável.
O vídeo, que alcançou milhares de pessoas, foi utilizado por professores em sala de aula nos cursos de nutrição. Um momento marcante durante a divulgação desse material dá-se ao comentário enviado pela filha de Josué de Castro, a Ana Maria de Castro, para a então gestão do CRN-4.
Identidade Visual: Elementos que remetem ao Brasil, ao barro, à seca, aos alimentos em especial ao feijão, e à nutrição.
Divulgação: Foram publicados, nas redes sociais, 8 posts no formato carrossel contemplando as principais áreas de atuação do Nutricionista e relacionando cada uma, em sua realidade, no combate à fome.
Anúncios: Na capital do Rio de Janeiro, a campanha foi divulgada em 6 estações do MetrôRio que passam pela Zona Norte, Sul e Centro com o alcance de mais de 1,1 milhão de pessoas que transitam diariamente. Além de todas as TVs internas dos vagões.
Em Vitória, no Espírito Santo, a campanha foi exposta nas escadas rolantes do shopping de maior movimento, o Shopping Vitória, que tem um fluxo mensal de 1 milhão de visitantes.
Equipe: Anna Carolina Rego (Coordenadora da Comissão de Comunicação) | Laira Rocha (Assessora de Comunicação) | Kézya Alexandra (Estagiária) | Agência 2KS Digital | Colaboradoras: Maria Arlette Saddy (Coordenadora Técnica) e Samara Crancio (Coordenadora de Fiscalização).
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies