Espírito Santo - 12/09/2016
Os participantes da última edição do Ocupa Nutrição, neste sábado (10), tiveram uma aula de iniciação à Fitoterapia na palestra “A Fitoterapia como complemento à prescrição dietética aplicada a diferentes enfermidades”, com a nutricionista e fitoterapeuta Maria Angélica Fiut.
Além de explicar o que é Fitoterapia e fazer um histórico da legislação, a nutricionista lembrou que ela é reconhecida pelo SUS, desde 2006, como uma prática integrativa e complementar à intervenção dietética.
A presidente da Associação Nacional de Fitoterapia citou outras regulamentações, como instruções normativas da Anvisa, e o lançamento, em junho deste ano, do Memento Fitoterápico, um dos compêndios da farmacopeia brasileira que orienta sobre a prescrição de fitoterápicos no país.
Maria Angélica explicou também o que é formulação magistral e falou da importância das nomenclaturas e do que deve constar no receituário. Ela citou as principais atuações da Fitoterapia na Nutrição, entre elas os casos de sobrepreso/obesidade e intercorrências e problemas gastrointestinais, além das interações entre alimentos, medicamentos e fitoterápicos.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies