Espírito Santo - 02/07/2015
As palestrantes Valéria Bazílio Terra, nutricionista da Secretaria de Educação do Município de Duque de Caxias e Marly dos Santos André, técnica em Nutrição e Dietética participaram do Telessaúde, que teve como tema Comida de Verdade na perspectiva do Guia Alimentar e no viés da alimentação escolar. A conselheira do CRN-4, Lúcia França (foto) também participou do seminário virtual que teve como mediadora a nutricionista Cintia Curioni.
Valéria Terra explicou que a Coordenadoria priorizou, este ano, o tema das Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional (“Comida de verdade no campo e na cidade”) e o lançamento do Guia Alimentar dentro do viés da alimentar escolar. Dentre as ações realizadas ela destacou as oficinas para professores e nutricionistas que atuam em escolas, para profissionais de saúde que trabalham no Programa de Saúde na Escola (PSE) e para pais de alunos das escolas do PSE daquele município.
- No caso das oficinas para os pais, destacamos os danos à saúde causados pela publicidade infantil e o consumo de alimentos ultraprocessados – ressaltou. De forma geral, a estratégia definida pela Coordenadoria teve uma repercussão muito boa e foi bem aceita, o que resultou, também, em um convite para apresentar o guia na formação continuada dos agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Duque de Caxias.
Ela acrescentou que as receitas apresentadas pelas crianças no concurso “Receita da Família” e os desenhos de alunos relacionados ao Guia Alimentar, iniciativas também da Coordenadoria, serão publicados em livros a serem lançados até o final do ano. “Trata-se de um momento muito favorável para que lutemos pela mesma causa”. “Há muito tempo não vejo as políticas se comunicarem tanto”, reconheceu.
Marly André contou que iniciou sua trajetória profissional na área da educação trabalhando como merendeira em Jardim Gramacho, e ali conheceu Valéria. “Fiquei muito feliz quando ela incluiu o desjejum na alimentação escolar”, lembra. Em seguida Marly atuou na assistência social, onde reencontrou a nutricionista, e a parceria nunca mais se desfez.
Segundo Marly, graças ao incentivo da nutricionista – e após ouvir uma palestra da conselheira Lúcia França no Colégio Carlos Gomes – fez o curso técnico e se encantou ainda mais pelo trabalho. Desde que retornou à educação, Marly trabalha com Valéria. Além de supervisionar as instituições filantrópicas, participa de todas as ações que envolvem a Coordenadoria de Alimentação Escolar.
- Nosso trabalho está caminhando bem, porque abraçamos a alimentação como um direito de todo indivíduo – conclui.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies