O Conselho Regional de Nutricionistas 4a Região (CRN-4) entrou com representação contra a empresária Maíra Cardi no Ministério Público do Rio de Janeiro (MP/RJ). A ação acontece após a construção de um parecer técnico-científico que visa o esclarecimento de informações incorretas sobre alimentação.
Alertamos para que a população tenha cuidado e senso crítico com falas sensacionalistas e fake news a respeito da alimentação, nutrição e comportamento alimentar disseminadas em redes sociais e na mídia. Pessoas leigas como influenciadores digitais e empresários que atuam na "indústria do emagrecimento", mesmo que seja uma pessoa pública e tenha milhões de seguidores em sua rede social, não estão habilitados para falar sobre temas tão importantes. E assim, não há garantias de que haja veracidade, respaldo técnico ou conhecimento científico.
O CRN-4 enfatiza que, de acordo com a Lei Federal 8.234/91, a prescrição dietética é atividade privativa do nutricionista. Dietas indicadas de forma irregular podem levar a danos à saúde.⠀
NUTRIÇÃO É COM CIÊNCIA! NUTRIÇÃO É COM NUTRICIONISTA!⠀