Espírito Santo - 04/07/2012
Atendimento não presencial por nutricionista e venda de produtos e serviços nos meios de comunicação (TV, Rádio e Internet)
Após a realização de uma Jornada de Ética do Sistema CFN/CRN, onde houve longa e profunda discussão sobre questões como o atendimento não presencial por nutricionista e venda de produtos e serviços nos meios de comunicação (TV, Rádio e Internet), ficou decidido que se faria uma consulta pública para dar oportunidade aos nutricionistas de se manifestarem com sugestões em relação a este tema. Vale destacar que o prazo para envio de contribuições é até dia 30 de julho de 2012, pelo e-mail comunicacao@crn4.org.br
Para contribuir com o melhor entendimento da categoria sobre o assunto tratado disponibilizamos para consulta:
Portaria da Anvisa nº 24/2010
Código de Ética Médica
Documento conclusivo do CRN-3
Posicionamento do Conselho Federal de Nutricionistas
Conceito de Publicidade, Propaganda e Marketing
Resolução CFN 380/05 páginas (2, 7 e 32)
Seguem documentos para embasamento.
Conceito de Publicidade, Propaganda e Marketing
Publicidade - É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.Anúncio publicitário é um gênero textual que tem a finalidade de promover uma marca de um produto ou de uma empresa, ou de promover uma ideia. A linguagem dos anúncios publicitários geralmente se adapta ao perfil do público ao qual eles se destinam e ao suporte ou veículo em que eles são publicados.
Propaganda - É a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, visando orientar o comportamento humano num determinado sentido.
Os objetivos da propaganda são aumentar a participação no mercado e estimular as vendas. Se em vez de um produto fosse uma escola, os objetivos da propaganda seriam aumentar a frequência e manter os matriculados.
Marketing – Estudo do mercado, do perfil do produto ou serviços. Em Gestão, Marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços poderão interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. As atividades de um gestor de marketing abrangem um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, a definição de uma estratégia, publicidade, vendas e assistência pós-venda.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies