Espírito Santo - 05/04/2016
Todo ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) seleciona uma área prioritária da saúde pública global como tema para o Dia Mundial da Saúde, celebrado em todo o mundo no dia 7 de abril, aniversário da Organização.
O tema do Dia Mundial da Saúde de 2016 será “Diabetes”, uma doença crônica não transmissível que impacta diretamente milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente em países com baixa e média renda.
Diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada por elevar os níveis de açúcar no sangue, os quais podem, a longo prazo, causar sérios problemas para o coração, vasos sanguíneos, olhos, rim e nervos. E sua prevalência têm aumentado nos últimos anos.
Os objetivos do Dia Mundial da Saúde são:
Não é apenas uma questão de saúde
No entanto, o diabetes – cujas principais formas são tipo 1 e tipo 2 – não é apenas um problema de saúde. Diabetes e suas complicações trazem perdas econômicas substanciais para as pessoas que apresentam a doença e seus familiares, e para o sistema de saúde e economia nacional através dos custos médicos diretos, além de perda de trabalho e salário.
Trabalhar para prevenir, detectar e tratar a diabetes também é fundamental para o desenvolvimento dos países. Dentro da Agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os governos estabeleceram uma meta ambiciosa para reduzir a mortalidade prematura de doenças crônicas não transmissíveis – incuindo o diabetes – em um terço, além de atingir a cobertura universal de saúde e proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis a todos – até 2030.
O diabetes é uma das quatro doenças não transmissíveis prioritárias da Declaração Política para Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis de 2011 e os ODS 2016 – 2030. O Plano de Ação global para a Prevenção e Controle das DNTs 2013- 2020 fornece opções de políticas para atingir nove metas globais voluntárias, incluindo uma meta adicional para reduzir o aumento na diabetes e obesidade em 2025
Diabetes importa para muitos
O Diabetes, portanto, é uma questão relevante para as pessoas ao redor do mundo, assim como vários atores envolvidos, incluindo governo, a sociedade civil, o setor privado e as agências intergovernamentais.
Enquanto todos os países e comunidade estão em diferentes estágios na abordagem do desafio do diabetes, existem várias atividades que estão sendo consideradas a nível nacional e local no Dia Mundial da Saúde 2016 para ajudar a alcançar os objetivos de aumentar a conscientização e desencadear um conjunto de ações para combater o diabetes.
Fonte: RedeNutri
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies