Espírito Santo - 04/04/2016
O manual da Terapia Nutricional na Atenção Especializada Hospitalar no Âmbito do SUS, elaborado pelo Ministério da Saúde (Departamento de Atenção Especializada e Temática, Secretaria de Atenção à Saúde), reúne abordagens instrumentais de orientação nutricional para uso dos profissionais médicos, nutricionistas, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, assistentes sociais, entre outros, que trabalham na equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN).
A atuação dos profissionais da Equipe Multiprofissional de terapia Nutricional deve ser diária, sempre que possível. Além dos benefícios clínicos que são esperados com a atuação adequada da equipe, benefícios econômicos também podem ser alcançados como, por exemplo, diminuição dos dias de internação, redução de glosas dos procedimentos de terapia nutricional (TN) no sistema de informação do Sistema Único de Saúde (SUS), diminuição de desperdício, entre outros.
As recomendações contidas no manual são de caráter nacional e devem ser usadas pelos profissionais, podendo ser alteradas, de forma suplementar, considerando as especificidades de cada serviço de saúde no SUS. Essas recomendações devem ser submetidas à avaliação e à crítica da EMTN. O documento não substitui os protocolos institucionais de triagem e avaliação nutricional e protocolos de indicação e acompanhamento nutricional.
Para acessar a publicação, clique aqui.
Fonte: MS
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies