Espírito Santo - 14/11/2015
Nota do CRN-4 sobre declarações de líder religioso
O CRN-4 manifesta publicamente seu desapontamento e consternação pelo desserviço prestado pelo padre Marcelo Rossi, líder religioso respeitado, ao fazer menção ao lançamento de seu livro em um programa de rede nacional, expondo sua opinião em ofensa à categoria de nutricionistas.
Manifestar descrédito a uma categoria profissional regulamentada pela Lei Federal 8.234 de 1991, que exerce indiscutível papel de promover a saúde do indivíduo e da coletividade por meio da alimentação é, no mínimo, lamentável, especialmente quando é baseado em julgamentos e experiências pessoais. O Conselho ressalta que todas as pessoas têm o direito de defender uma alimentação saudável sem, no entanto, desmerecer nenhum profissional, especialmente o NUTRICIONISTA, profissional de saúde, de nível superior e habilitado a prescrever dietas. Destacamos que, ao colocar as categorias em uma condição de relevância hierárquica, demonstra ignorância quanto ao trabalho dos profissionais, assim como uma visão preconceituosa e equivocada quanto às necessidades de saúde das pessoas. Presta desta forma, um lamentável desserviço à sociedade, além de pecar contra a ética.
Os veículos de comunicação favorecem avanços importantes no sistema de saúde do país, quando elaborado de forma responsável por profissionais formados e qualificados para tais funções. Distorções de informação e interpretações equivocadas tornam-se um empecilho ao progresso da saúde no Brasil, o que pôde ser observado pelo baixo nível de informação dos atores envolvidos no programa (padre Marcelo e o âncora). Ao desmerecer o nutricionista, ressaltando suas experiências pessoais, menosprezando e desrespeitando a atuação desses profissionais e também e atingindo outras duas profissões regulamentadas e importantes no contexto da saúde, peca contra a ética.
O CRN-4, como entidade que congrega uma das categorias atingidas, sente-se no direito de solicitar que, no mesmo veículo de comunicação, ocorra retratação pública quanto às declarações que resultam em mais um desserviço à saúde pública.
O CRN-4 UTILIZARÁ TODOS OS CANAIS POSSÍVEIS PARA SOLICITAR A RETRATAÇÃO DO PROGRAMA DA RÁDIO GLOBO.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies