Rio de Janeiro - 20/03/2020
Os idosos que residem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) estão em situação de maior vulnerabilidade à infecção por COVID-19 por vários motivos como:
São idosos frágeis; geralmente têm doenças subjacentes ou comorbidades em estágios diferenciados; têm idade avançada; mantêm contato próximo com outras pessoas (cuidadores e profissionais) e outros coabitantes; passam muito tempo em ambientes fechados e com indivíduos igualmente vulneráveis.
Desta forma, o CRN-4 sugere algumas orientações para os Nutricionistas que atuam em ILPI:
- Reforçar condutas de higiene de locais de preparo e pré-preparo de alimentos, de funcionários envolvidos na preparação e na distribuição das refeições. Copos, talheres, pratos e bandejas devem ser higienizados antes e após o uso pelo idoso. Preferencialmente cada idoso deve ter sua louça separada.
- Rever procedimentos do uso de EPIs e incluir vestimentas e medidas exigidos para manipuladores de alimento no contexto do COVID-19: máscaras e luvas durante o preparo e a distribuição e distanciamento de 1m a distribuição. O uso de uniformes (inclusive sapatos) deve ser usado somente no interior da unidade.
- Restringir atividades em grupo e circulação nas áreas coletivas; compensar esta restrição com lanches e preparações diferenciadas, festivas, coloridas e nutritivas.
- Restringir a entrada dos fornecedores na ILPI. Criar rotinas de recebimento na entrada da instituição.
- Adotar processos padronizados de distribuição de refeições nos quartos ou outros ambientes ventilados e que evitam a aglomeração dos idosos e equipe.
- Aumentar a oferta de água e líquidos pelos idosos residentes, evitando a desidratação.
- Manter regularidade na compra/doação dos gêneros alimentícios para a execução dos cardápios pré-estabelecidos
- Se a avaliação nutricional completa não for possível, lembre-se da importância de seguir acompanhando a aceitação da dieta e a avaliação física dos idosos, em conjunto com as equipes de saúde do local.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies