Espírito Santo - 03/06/2011
"Parceria com McDonalds causou
desconforto", diz presidente do Consea
Em audiência na tarde desta terça-feira (30/05) com o ministro da Saúde, Alexadre Padilha, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato S. Maluf , disse que “a parceria do Ministério da Saúde com o McDonalds causou um desconforto entre conselheiros e entidades que defendem a saúde pública”.
As informações ainda desencontradas sobre o acordo e uma foto do ministro com um executivo da McDonalds provocaram reações entre conselheiros do Consea, entidades da sociedade civil, professores e profissionais da saúde pública.
O presidente do Consea disse ao ministro que o Conselho apóia a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de regulação da publicidade de alimentos. Esta é uma das propostas para combater a obesidade, que já atinge 49% da população adulta e 16% das crianças brasileiras.
Outra reivindicação levada pelo Consea foi o pedido de conclusão, atualização e publicação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). O ministro assumiu o compromisso de que, até o final deste ano, estas demandas estarão atendidas.
Obesidade, Programa Saúde na Escola e demandas específicas sobre saúde indígena também foram apresentadas pelo Consea. O ministro foi convidado – e aceitou o convite - para participar da Reunião Plenária de agosto, quando todas essas questões serão discutidas.
Também participaram da reunião a conselheira Elisabetta Recine, a coordenadora da Secretaria Executiva do Consea, Michele Lessa, e representantes do Ministério da Saúde.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies