Espírito Santo - 11/03/2016
É chegada a hora. Entramos no momento mais decisivo sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 01/2015. Por este motivo, toda mobilização se faz necessária e de suma importância para a aprovação de mais recursos para o SUS.
A PEC 01/2015, depois de grande debate entre parlamentares e movimentos sociais, está pronta para votação no plenário da Câmara dos Deputados. Sua aprovação assegura o percentual mínimo da receita corrente líquida para custeio da saúde no Brasil. Vale lembrar que, em 2015, o valor empenhado representou 14,8%. Para 2016, a estimativa – calculada com base na Emenda Constitucional 86/2015 – representa apenas 13,2%. Essa diferença corresponde a aproximadamente R$ 10 bilhões a menos para a saúde já neste ano. A PEC 01 corrige essa injustiça.
O CFN defende a aprovação da PEC e integra a mobilização do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que trabalha arduamente para garantir atendimento gratuito e de qualidade a todos os brasileiros. Sem a receita a ser recuperada pela PEC 01, todo o serviço de saúde ficará comprometido.
Nesse sentido, pedimos aos nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética que apoiam o Sistema Único de Saúde (SUS), que integrem essa mobilização, reforçando sua divulgação nas redes sociais. Basta imprimir a arte do cartaz EU APOIO O SUS, tirar uma foto e postar nas redes sociais com a hashtag #PEC01éSaúde. Vamos mobilizar as redes socais para que todos saibam da importância deste momento.
A aprovação dessa matéria é a garantia de sobrevivência da saúde pública brasileira.
Fonte: CFN
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies