Rio de Janeiro - 07/06/2022
O Projeto de Lei (PL) 5056/2013, que regulamenta a profissão do Técnico em Nutrição e Dietética foi apreciado na manhã desta quarta-feira, dia 1 de junho, na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A matéria possui como autora, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).
Após intensa mobilização do Sistema CFN/CRN, o relatório do deputado federal Eduardo Costa (PSD/PA) foi aprovado por unanimidade na comissão. “A aprovação e prosseguimento da tramitação deste projeto de Lei e sua regulamentação, vai conferir aos profissionais, reconhecimento e segurança em suas atividades. Na atualidade, a cadeia produtiva da alimentação exige um maior rigor sanitário e esses trabalhadores têm um papel fundamental nesse processo”, afirmou o parlamentar.
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) foi representado pela diretora Manuela Dolinsky. “Foi uma vitória muito importante para a categoria. Demos o primeiro passo nessa caminhada. Agora vamos continuar na luta para que a matéria passe em outras comissões. Os técnicos merecem esse reconhecimento e nós, do CFN e entidades da Nutrição, vamos buscar isso até o fim”, destacou Manuela.
Também estiveram na Câmara dos Deputados a presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região (CRN-1), Caroline Olímpio, e Lewestter Melquior, conselheiro. O CRN-3 também foi representado pela conselheira Sueli Lisboa. Um grupo com mais de 80 estudantes de graduação em Nutrição e de cursos técnicos em Nutrição e Dietética marcou presença na sessão, pela aprovação do PL.
Após a aprovação do PL 5056/2013 pela CSSF, o projeto agora segue para análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, da Comissão de Finanças e Tributação e, por último, da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies