Rio de Janeiro - 21/12/2022
Pela valorização da profissão! O relatório elaborado pela equipe de Fiscalização do CRN-4 com o diagnóstico situacional do quadro técnico de nutricionistas na rede de Hospitais e Institutos Federais do Estado do Rio de Janeiro foi apresentado recentemente à equipe de transição do Ministério da Saúde.
A reunião do grupo do novo governo com o conjunto de sindicalistas da saúde teve a representação do SINERJ que apresentou o levantamento do CRN-4. O documento aponta um déficit de, no mínimo, 56 nutricionistas na Rede Federal do Rio de Janeiro e teve como base o número de leitos hospitalares, o tipo de assistência nutricional e dietoterápica e a existência de serviços especializados (lactário, banco de leite humano, ambulatório, dentre outros) que demandam a atuação do nutricionista. O quadro técnico de nutricionistas foi calculado considerando a carga horária mínima de 30 horas semanais, conforme parâmetros numéricos definidos na Resolução CFN nº 600/2018.
A presidente do CRN-4, Marta Moeckel destaca a importância da atuação do CRN-4 no mapeamento desse cenário frente à situação grave de insegurança e precariedade dos vínculos empregatícios dos profissionais de saúde da rede federal e o prejuízo à efetivação do direito à saúde.
"O CRN-4 está acompanhando o processo de transição do novo governo e irá subsidiar, em parceria com o sindicato da categoria, os projetos e ações voltadas às melhorias da saúde e a garantia de uma alimentação adequada e saudável da população fluminense e capixaba, além de buscar a valorização dos nossos nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética", ressaltou.
Confira o relatório:
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies