Espírito Santo - 28/03/2014
Reunião no CRN-4 para apresentar novo guia alimentar
A consultora técnica Kelly Poliany de Souza Alves e a analista técnica de políticas sociais, Bruna Pitasi Arguelhes, ambas da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, apresentaram o novo guia alimentar para a população brasileira, que está em consulta pública, no dia 28 de março, no auditório da sede do CRN-4. O evento foi voltado para professores e coordenadores de graduação de Nutrição das Instituições de Ensino Superior (IES).
O objetivo foi mostrar o novo guia alimentar e a necessidade de fazer a revisão do material já existente, além de abrir o debate com os representantes da academia. Segundo Kelly, o guia a ser lançado no Conbran 2014 terá uma linguagem mais qualitativa em relação ao anterior, que priorizou a questão quantitativa. A ideia é acatar, ao máximo, as sugestões, com uma grande mobilização social, a fim de que o material esteja o mais próximo possível da realidade brasileira. Afirmou ainda que o material objetiva oferecer várias dicas ao cidadão, com uma linguagem bem didática para compreensão de todos. “O guia será um instrumento para educação alimentar e nutricional que poderá ser usado pela população e por profissionais que atuam na área da saúde”, ressaltou.
O debate foi aberto e contou com a ampla participação do público presente. Entre as contribuições foi destacada a necessidade de dar mais atenção à questão da rotulagem dos alimentos, transgênicos e agrotóxicos. Foi sugerido enfatizar que o guia é voltado para pessoas saudáveis e que pessoas com qualquer alteração de saúde precisam consultar um nutricionista para melhor acompanhamento de sua alimentação. Também foi levantada a questão de ser importante abordar o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas, néctar e, principalmente, rever o item que trata do consumo de água da bica, já que esta água não é apropriada.
A atenção com a manipulação, higienização e conservação na produção de alimentos também foi sugerida como destaque. Outra proposta foi a de incluir a metodologia utilizada na construção do guia alimentar, além de “dialogar” mais com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recentemente revisada.
A iniciativa de promover a reunião na sede do CRN-4 foi elogiada por todos. O evento contou com a participação de Liane Quintanilha (CFN), da presidente do CRN-4, Kátia Cardoso dos Santos, das conselheiras: Lúcia França, Myrian Coelho Cunha da Cruz, Nelma Salvaya, Vanessa Vasconcelos Fonseca Barros, da equipe fiscal e da coordenadora técnica do Conselho, além de representantes das universidades de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies