Rio de Janeiro - 21/06/2019
O CRN-4 participou nesta semana de uma reunião com a Secretária de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Ana Beatriz Busch e o vereador Reimont, para discutir a situação do Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), área técnica de alimentação e nutrição do município do Rio de Janeiro fundamental para a formação de profissionais e planejamento de políticas públicas .
Foi apresentado o relatório enviado pelo CRN-4 em julho de 2018 à Prefeitura do Rio, que demonstra o histórico do INAD quanto as suas atribuições, coordenações e números de nutricionistas. O documento aponta que em 2009 o órgão contava com 49 nutricionistas e 8 coordenações. Em julho de 2018, o quadro foi reduzido para 17 nutricionistas e 2 coordenações. Vale ressaltar que no momento, dentre outras responsabilidades, o Instituto é responsável pela execução técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que atende a 1.537 unidades e mais de 650 mil alunos no município.
Além do importante déficit de quadro técnico, o Instituto corre sério risco de perder a sua sede localizada na Avenida Pasteur n°44, Botafogo, onde desde 1960 estão instalados laboratórios e outros espaços essenciais para a execução de suas atribuições constante no Decreto Municipal Rio de Janeiro n°43.678 de 2017. A Secretária de Saúde comprometeu-se a não retirar o órgão de sua sede atual e realizar um concurso para aumentar o número de nutricionistas.
Participaram do encontro Elaine Marçal, Nutricionista Fiscal do CRN-4, e as nutricionistas docentes Luciana Maldonado (UERJ) e Claudia Bocca (Unirio).
Ação coletiva
No início de junho, foi formado um grupo de instituições de referência na área de alimentação e nutrição como CRN-4, Anerj, UNIRIO, NUT/UERJ, Consea RJ, UFRJ e UFF para definir estratégias que fortaleçam o INAD e pela manutenção de sua sede. Convidamos a sociedade como usuários do SUS e da alimentação escolar, aos Nutricionistas, Técnicos em Nutrição e Dietética e estudantes que compartilhem nas redes sociais textos sobre a importância do INAD com as hashtags #INADpresente #ficaINAD
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies