Espírito Santo - 31/08/2015
União e fortalecimento da categoria: a chave para a valorização profissional
As nações enfrentam uma crise ética, política, econômica e social que se reflete no mundo do trabalho. E no Brasil não é diferente, agravada pelos sucessivos escândalos de corrupção e desvios de dinheiro público. O desemprego, a inflação alta e o corte de investimentos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança pública desestabilizam a população, o que leva à reação, em massa, da classe trabalhadora, na qual os nutricionistas estão inseridos.
O CRN-4 está atento à conjuntura e mantém uma ação pró-ativa, buscando respostas dentro deste contexto, como é de praxe na atuação desta gestão. Em momento algum nos furtamos em defender a categoria, e em todos eles desempenhamos, com êxito, a responsabilidade que nos cabe: fiscalizar e valorizar a profissão do nutricionista e participar de agendas nos conselhos de controle social e fóruns na área de políticas públicas referentes à saúde e segurança alimentar e nutricional. Tanto que mantemos representantes nos Conselhos de Alimentação Escolar, Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, Fóruns de Segurança Alimentar e Nutricional e Coletivo de SAN nos estados do RJ e ES e em vários municípios.
Da mesma forma temos uma ação pró-ativa no que diz respeito à fiscalização. Seguimos um cronograma de visitas e verificamos as denúncias que recebemos, no sentido de orientar os responsáveis técnicos e buscar adequações que resultem em propostas para a melhoria das condições de trabalho. Anseios salariais são destaques das diversas profissões no país, assim como para os nutricionistas. No entanto, o que nos cabe, efetivamente, é avaliar as condições de trabalho e contribuir com os Sindicatos dos Nutricionistas do RJ e do ES.
Acreditamos na união e na força de trabalho propositivos para valorização de nossa profissão. Com a união e trabalho compartilhado das entidades - CRN-4, ANERJ, ANEES e Sindicatos (Sinerj e Sindinutri-ES) - seremos fortes. Sendo assim, o CRN-4 se coloca à disposição dos nutricionistas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para dialogar e construir um movimento unido e fortalecido que atenda aos limites relativos à área de atuação do Conselho, como exemplificado acima.
Gestão Articulação e Atitude: ampliando conquistas
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies