Espírito Santo - 12/09/2016
O resgate da genética original e a aplicação de uma agricultura mais saudável e agroecológica foram alguns dos pontos defendidos pelo professor titular da UFRRJ Higino Marcos Lopes na palestra “O uso de sementes crioulas: panorama atual da agricultura urbana no estado do Rio de Janeiro”, no Ocupa Nutrição, neste sábado (10).
Higino Lopes citou estatísticas recentes da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) que apontam a perda de quase de quase 75% da diversidade genética de plantas no planeta desde 1900.
Ele mencionou, sucintamente, informações sobre o projeto que coordena – a Rede de Sementes Agroecológicas (UFRRJ/Pesagro) - e o estudo sobre o panorama da produção de orgânicos e uso de sementes no estado do Rio de Janeiro. O docente adiantou que, daqui a dois meses, será implantada uma unidade de beneficiamento de sementes em Seropédia, na zona oeste do Rio.
Higino Lopes abordou ainda as vantagens da agricultura urbana, dentre elas a geração de renda, a melhoria da condição nutricional e o aproveitamento de espaços, mas encerrou demonstrando preocupação em relação à matéria orgânica que está sendo utilizada, por existir risco de contaminação.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies