Rio de Janeiro - 21/10/2021
Comemoramos hoje o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, data que tem como pilar e objetivo ressaltar a importância da alimentação adequada e saudável para o desenvolvimento psicossocial. Um trabalho que trata desde a produção e consumo de alimentos, desperdício, segurança alimentar e sustentabilidade, o alimento do Campo à Mesa, ao olhar e cuidado na prevenção da obesidade infantil e outras doenças.
Aliado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a celebração deste dia visa a formação de hábitos e práticas alimentares saudáveis em crianças, adolescentes, jovens e adultos baseada nas diretrizes alimentares: educação alimentar e nutricional, universalidade, desenvolvimento sustentável, controle social, segurança alimentar e alimentação saudável e adequada, de acordo com a nova Resolução FNDE n°06/2020, tendo como referência os Guias Alimentares da População Brasileira (edições de 2014 e 2019).
Atualmente, vivemos um cenário de insegurança alimentar agravado com a pandemia da COVID-19 que levou milhões de estudantes para o ensino na modalidade virtual. Dentre as ações do PNAE, está a garantia da cultura alimentar dos povos indígenas e quilombolas, bem como a oferta de refeições para alunos com ou sem necessidades alimentares especiais, todos muito afetados durante a pandemia.
Nesse contexto, o profissional Nutricionista teve o seu papel fundamental nos desafios que surgiram para a execução do PNAE durante a pandemia, como dar continuidade ao programa na construção dos kits de alimentos que chegaram às casas dos estudantes, cumprindo na execução da aquisição e disponibilidade de produtos da agricultura familiar, superando todos os obstáculos em limitar a oferta de produtos ultraprocessados, garantindo assim os alimentos in natura como frutas, legumes e verduras.
A alimentação escolar é um direito!
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies