Espírito Santo - 21/03/2016
O cuidado com as crianças é uma grande preocupação da família, e qualquer momento de distração pode ser fatal. Os acidentes ou lesões não intencionais, por exemplo, representam a principal causa de morte de crianças de até 14 anos no Brasil.
Além dos traumas decorrentes de quedas, o contato com produtos de limpeza e materiais inflamáveis pode ser perigoso nos primeiro anos de vida. Só em 2014, mais de 45 mil crianças foram internadas em decorrência de traumas, envenenamento ou queimaduras.
A alimentação também é outro ponto de alerta. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, o último material realizado pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Já o déficit de altura, importante indicador de desnutrição, caiu de 29,3% (1974-75) em para 7,2% (2008-09). A criança que cresce com sobrepeso e obesidade não tratada tem uma grande possibilidade de ser um adulto doente. A obesidade gera doenças associadas como hipertensão, diabetes e várias cardiopatias.
Uma alimentação saudável deve começar desde a infância. Durante o período da amamentação, por exemplo, a dieta materna imprime ao bebê, o contato com aromas e sabores diferentes, facilitando a experiência da criança com novos alimentos.
Conheça mais sobre a saúde da criança nas matérias feitas pelo Blog da Saúde em 2015.
http://www.blog.saude.gov.br/geral/35709-cuidados-com-a-saude-das-criancas-nas-ferias
http://www.blog.saude.gov.br/geral/35423-o-preocupante-cenario-da-obesidade-infantil
http://www.blog.saude.gov.br/geral/35167-doencas-da-infancia-rotaviroses
http://www.blog.saude.gov.br/geral/35092-doencas-da-infancia-catapora
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35507-prevencao-de-acidentes-com-criancas-produtos-de-limpeza-e-materiais-inflamaveis%20
Fonte: Blog da Saúde
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies