Espírito Santo - 17/06/2016
Os delegados da Assembleia Mundial da Saúde endossaram na última reunião, em maio de 2016, as resoluções presentes no relatório desenvolvido pela Comissão para Erradicar a Obesidade Infantil (ECHO) da Organização Mundial da Saúde (OMS) com recomendações para esse problema global. Entre as medidas está a restrição ao marketing dirigido às crianças. A reunião avaliou também outros temas relacionados à saúde (saiba mais aqui – link em inglês).
Segundo os delegados presentes na Assembleia, as abordagens e combinações de intervenções para erradicar a obesidade de crianças e adolescentes apresentadas no relatório devem ser eficazes nos diferentes contextos ao redor do mundo. A série de recomendações é voltada para todos os governos.
A Assembleia Mundial da Saúde convocou o Secretariado da OMS para que seja desenvolvido um plano de implementação para orientar a ação futura, em consulta com os Estados-Membros, e convidou as partes interessadas a contribuir com as ações. A Assembleia também recomendou que os Estados-Membros apresentem o que estão fazendo no âmbito nacional para acabar com a obesidade infantil.
O documento da comissão é o resultado de uma pesquisa de dois anos realizada em diversos países e que contou com períodos de consultas públicas. O trabalho constatou que as crianças estão crescendo em um mundo cada vez mais obesogênico, que incentiva o ganho de peso e consequentemente o desenvolvimento de enfermidades.
A prevenção e o tratamento da obesidade infantil requerem, segundo o relatório, uma abordagem multidisciplinar que envolva diferentes setores da sociedade, cabendo aos governos assumirem a liderança na produção de políticas eficazes na batalha contra o problema e as partes interessadas reconheçam sua responsabilidade em agir em nome da criança para reduzir o risco da obesidade.
Clique aqui para acessar o relatório completo
Fonte: Ideias na Mesa
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies