Espírito Santo - 29/03/2018
Foi transmitida nesta terça-feira (27), na novela “O Outro Lado do Paraíso”, da Rede Globo, uma cena em que o personagem diretor do hospital sugere que sua mulher amamente o bebê de outra como um gesto de afeto, incentivando então, a amamentação cruzada. O Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região vem a público informar para a população que a mensagem transmitida foi equivocada.
A amamentação cruzada é uma prática contraindicada pelo Ministério da Saúde, por apresentar riscos de contaminação para o bebê que não é o filho da mulher que produziu o leite, podendo transmitir doenças infectocontagiosas como HIV, hepatites B e C, caxumba, entre outras.
Esclarecemos ainda, que a prática de doação de leite materno para os bancos de leite humanos é totalmente segura, pois o leite materno doado é pasteurizado e classificado pela data de coleta e idade em dias do bebê de cada doadora, para serem destinados a bebês com idade similar e mesmas necessidades calóricas e dos fatores de proteção.
Sugerimos que a Rede Globo possa consultar um nutricionista para subsidiar tecnicamente seus roteiros de novelas, séries e programas diversos, a fim de não estimular práticas nocivas à saúde da população.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies