Espírito Santo - 22/03/2018
Incluir nas redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro o uso de alimentação especial para estudantes portadores de doenças que exijam dieta diferenciada. Foi sancionada a Lei nº 7867 de 01/03/18, de autoria do Deputado Estadual Átila Nunes (MDB), que cria o “Programa Alimentação para Todos", que tem como objetivo oferecer uma alimentação especial adaptada para alunos portadoras de deficiência ou enfermidade, como doença celíaca, intolerâncias e alergias alimentares, anemias como a ferropriva e falciforme. De acordo com a legislação, a alimentação especial deve ser orientada por nutricionistas, a quem caberá a supervisão do uso dos alimentos.
O CRN-4 esteve na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (20), para conversar com o parlamentar sobre a fiscalização da lei e apresentar o histórico de luta da categoria pela alimentação adequada nas escolas. Foi abordado o estudo produzido pelo Conselho, que foi apresentado na Casa Legislativa, apontando a insuficiência do quadro de nutricionistas no sistema de educação.
Luana Aquino, Conselheira vice-presidente do CRN-4 agradeceu o deputado pela conquista na sanção da lei e falou sobre a importância do comprometimento do legislativo na fiscalização da mesma. A criação do cargo de nutricionista na Secretaria de Educação do Estado também foi pauta da reunião.
- Há anos que os nutricionistas do Estado lutam para conseguirem espaço nas redes de educação. A alimentação saudável é um direito social e com a presença do nutricionista nas escolas, poderemos além de cuidar das necessidades desses estudantes portadores de deficiência, incentivar em geral os hábitos saudáveis, além de oferecer melhores condições de aprendizado. Agradecemos o deputado pelo apoio e queremos manter essa parceria para lutarmos pela alimentação adequada nas escolas públicas e privadas-, ressaltou.
O encontro contou com a presença da Coordenadora de Fiscalização, Samara Crancio e da Coordenadora Jurídica, Amanda Bettim
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies