Espírito Santo - 03/08/2016
Instituído pela lei 5.352, de 8 de novembro de 1967, o Dia Nacional da Saúde é comemorado nesta sexta-feira (5 de agosto) em homenagem à data de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo de doenças tropicais e da medicina experimental no Brasil. Além de ter tido papel fundamental na erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola, o sanitarista contribuiu para a estruturação das ações de saúde pública no país, a criação do Instituto Soroterápico Federal (hoje Fundação Oswaldo Cruz) e a fundação da Academia Brasileira de Ciências.
Desde então, o conceito sobre saúde se transformou. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não só ausência de afecções e enfermidades”. Determinantes econômicos e sociais e as condições de vida da pessoa e de suas comunidades passaram a ser levados em consideração como fatores de saúde ou de doença.
No Brasil, além de avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, é importante assinalar a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído na Constituição Federal de 1988, como uma conquista da sociedade.
Vale ressaltar que o Nutricionista, como agente diretamente envolvido na atenção à saúde, e que tem como competências zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde, reforça a importância da data.
O CRN-4 reafirma seu compromisso de incentivar a inserção e o protagonismo do nutricionista e do técnico em alimentação e dietética, junto à sociedade, em busca de uma alimentação mais saudável. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida e longevidade de forma sustentável e prazerosa, constituindo, assim, precaução nutricional básica para evitar condições de deterioração da saúde.
Conheça melhor a carreira do sanitarista Oswaldo Cruz acessando http://goo.gl/mtmSj1
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies