Rio de Janeiro - 23/10/2020
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e na coordenação de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, lançou um relatório que trata da relação entre os hábitos alimentares, atividades físicas e o câncer.
Com o nome “Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global – um resumo do terceiro relatório de especialistas com uma perspectiva brasileira” o documento é uma tradução adaptada e ampliada do III Relatório de Especialistas do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer (WCRF) e do Instituto Americano para Pesquisa em Câncer (AICR).
O objetivo do órgão é adaptar as recomendações do texto original para o contexto brasileiro e a versão conta com um posfácio original, contendo as recomendações do INCA, dados epidemiológicos e recomendações que consideram o cenário do Brasil e baseiam-se nos conceitos e princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira.
Ao todo são sete capítulos, que tratam desde a conceituação do câncer, dieta, nutrição, atividade física e carcinogênese, recomendações e implicações para a saúde pública e as políticas e questões para futuras pesquisas sobre o tema, entre outros assuntos.
Com a publicação o INCA espera fornecer subsídios técnicos para fundamentar intervenções individuais e coletivas que possam fomentar práticas alimentares saudáveis e de atividade física, e assim contribuir para o reconhecimento social da relação entre alimentação, nutrição, atividade física e câncer e para a prevenção e o controle da doença no Brasil.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies