Espírito Santo - 22/11/2016
Foto: Lenin Novaes
Ela foi um dos expoentes na campanha em defesa da regulamentação profissional dos nutricionistas no Brasil. Para movimentar a luta, a então jovem tirou seis meses de licença-prêmio e rumou para Brasília, a fim de pressionar os parlamentares. Não bastasse, ainda fez a primeira prescrição dietética que se tem notícia no país. Passados 50 anos desta iniciativa, o Instituto de Nutrição Josué de Castro, da UFRJ, ofereceu, nesta segunda-feira (22), uma justa homenagem àquela que tanto fez pela profissão: Nelzir Trindade.
Além de comemorar os 50 anos da primeira prescrição dietética, o evento marcou os 70 anos do Instituto de Nutrição da UFRJ. A conselheira do CRN-4 Renata Nogueira representou o Conselho e leu uma mensagem em nome da presidente da instituição, Virgínia Nascimento.
No texto, Virgínia reconhece a contribuição de Nelzir para a Nutrição Clínica, especialmente para os nutricionistas cariocas, e se diz satisfeita de ter sido aluna da homenageada e “ter desfrutado da competência e do entusiasmo com que repassava os ensinamentos”. E lembra ter ocupado a vaga de docente no Instituto de Nutrição Josué de Castro no lugar deixado vago por Nelzir Trindade, por ocasião de sua aposentadoria.
- Não tenho dúvidas que tais motivos contribuíram para me tornar mais forte na atuação profissional, assumindo caminhos com um legado de seriedade a ser seguido como discípula – admitiu a presidente do CRN-4.
O evento contou ainda com a entrega de uma placa de honra ao mérito e flores à homenageada, que recordou fases importantes de sua carreira. Também participaram da cerimônia a diretora do Instituto de Nutrição da UFRJ, Glória Veiga; a professora Elizabeth Accioly, da UFRJ; a diretora da Anerj, Lúcia Andrade; docentes e alunos.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies