Espírito Santo - 26/04/2012
Confira o documento enviado pelo CRN-4 para a produção do Fantástico, programa da Rede Globo
Parabenizamos a emissora pela iniciativa do programa Fantástico de levar informação à sociedade por meio do quadro “Medidinha Certa”, porque incentiva a população a adotar hábitos diários de atividade física e alimentação adequada, possibilitando, assim, que a saúde e a qualidade de vida sejam mantidas.
Observamos, no entanto, que no quadro “Medida Certa”, dirigido aos adultos, a emissora convocou diversos profissionais de saúde (nutricionista, médico e educador físico) para exercer suas funções privativas.
Vale ressaltar que a Lei 8.234(17/09/1991), art. 3º, assinala como atividades privativas dos nutricionistas:
VII – assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições públicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética;
VIII – assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e a nível de consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, planejando, analisando, supervisionando e avaliando dietas para enfermos.
Art.4º Atribuem-se, também, aos nutricionistas as seguintes atividades, desde que relacionadas com alimentação e nutrição humanas:
VII – prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta,
VIII – solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico.
Nossa preocupação, tendo em vista o grande índice de audiência desse programa, é a de que as orientações nutricionais e alimentares sejam veiculadas de forma correta e pelo profissional que está habilitado para isso, que não é o educador físico.
Reconhecemos o empenho da emissora em ajustar o quadro por meio de seus consultores, mas o que ainda se visualiza é o educador físico realizando a atividade privativa do nutricionista quando faz assistência e educação nutricional individual a cada família que está sendo acompanhada.
O CRN-4 está à disposição para contribuir com mais esclarecimentos.
Kátia Cardoso dos Santos
Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 4ª Região (RJ/ES)
Tendo em vista as reclamações recebidas pelo CFN a respeito do quadro do Fantástico “Medidinha Certa”, voltado para a mudança de hábitos alimentares de crianças e adolescentes, o Conselho enviou a carta ao responsável pelo programa na Rede Globo. Leia a íntegra do documento
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) reconhece a importância do programa Medidinha Certa, quadro do Fantástico, para orientar crianças e adolescentes de como adquirir uma alimentação adequada por meio de uma reeducação alimentar e da adoção de hábitos saudáveis.
No entanto, registramos a posição de inúmeros nutricionistas e deste Conselho a respeito da importância de que este profissional seja consultado por ser habilitado para fornecer informações adequadas e apropriadas sobre dietas nutricionalmente equilibradas e alimentação saudável.
De acordo com a Lei nº 8234/91, que regulamenta a profissão de Nutricionista, compete a esse profissional divulgar informações sobre alimentação e nutrição em qualquer meio de comunicação, desde que tenha base científica sólida e que seja amplamente aceita por órgãos nacionais e internacionais ligados à área. Esta atividade não esbarra em qualquer proibição de ordem legal ou ética, sendo, pelo contrário, ação de interesse social tendo em vista contribuir para a promoção da saúde de indivíduos e coletividades.
Também de acordo com a lei, são atividades privativas dos nutricionistas a assistência dietoterápica (inc.VIII) e a auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética (inc.VI). Assim, em todo o Brasil existem muitos nutricionistas capacitados para orientar as crianças e adolescentes no sentido de adquirir uma alimentação saudável. Nós, do CFN, nos colocamos a disposição do programa.
É na conscientização da população sobre a importância de uma educação alimentar adequada que os profissionais de nutrição e nós, do CFN, atuamos diretamente. Investimos constantemente na valorização do nutricionista como profissional habilitado para prescrever dietas e orientar o indivíduo para a adoção de hábitos alimentares saudáveis, fator preponderante para a prevenção de doenças e garantia da saúde. Por sermos profissionais da saúde, zelamos pela promoção desta com o objetivo de assegurar a qualidade de vida das pessoas. Por isso, defendemos a correta orientação sobre o consumo de alimentos.
Atenciosamente,
Rosane Maria Nascimento da Silva
Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas
Veja nota de esclarecimento do CRN-3 publicado no site da entidade sobre o quadro Medidinha Certa do Fantástico.
O Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª. Região, por meio de sua Assessoria de Comunicação, já entrou em contato com a Rede Globo exigindo explicações sobre a participação do preparador físico Márcio Atalla no quadro “Medidinha Certa” do programa Fantástico, exibido nos últimos domingos pela emissora, e no qual o mesmo apresentou orientações nutricionais para as crianças que estão sendo expostas à reeducação alimentar.
Ficou esclarecido pela direção do programa que as orientações nutricionais foram elaboradas por profissional NUTRICIONISTA, Dra. Jessica Borrelli, CRN3 - 31246 , participante de uma equipe multidisciplinar da USP responsável pelas informações técnicas do quadro. Como trabalham em equipe, os diversos profissionais se revezam nas gravações do quadro, porém existe o conhecimento da equipe de que estas orientações devem ser feitas apenas por nutricionistas.
Para evitar quaisquer outros mal-entendidos, foi solicitado à emissora que, em todas as exibições, deixe claro que as orientações nutricionais, bem como a avaliação prévia realizada com as crianças, são de autoria de nutricionista habilitada, ainda que estejam sendo mencionadas por outros profissionais. Já no próximo domingo teremos, conforme informado pela produção, a própria nutricionista participando do quadro, informação confirmada pela profissional.
Constatamos também que, no site do programa Medidinha Certa, os textos informativos sobre as orientações nutricionais estão corretos, com as informações creditadas à Dra. Jessica Borrelli.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies