Espírito Santo - 25/08/2016
Com a presença de cerca de 100 participantes, entre nutricionistas, professores e estudantes de Nutrição, as comemorações em homenagem ao Dia do Nutricionista (Encontros #OCUPANUTRICAO) em Barra Mansa foram marcadas por um seminário técnico-científico na Universidade de Barra Mansa (UBM), na última terça-feira (23).
A fiscal Cíntia Guimarães, do Polo de Volta Redonda do CRN-4, destacou a importância da criação do polo na região, principalmente no que diz respeito à orientação quanto ao exercício profissional, e a parceria entre o Conselho e a ANERJ para o aprimoramento técnico, visando à integração e à valorização dos nutricionistas.
A professora do SENAC Vanessa Vasconcelos, ex-conselheira do CRN-4, apresentou resultados parciais de sua tese de doutorado sobre a relação do gostar ou desgostar e a influência das emoções no consumo de alimentos, a partir de uma escala com 23 emoções citadas por consumidores de diferentes classes sociais.
Segundo ela, dentre outros dados foram obtidas categorias de alimentos que remetem emoções negativas, como o pepino, o jiló e o chuchu, e emoções positivas, como a cenoura, batata e beterraba. Vanessa explicou que essas informações podem levar o nutricionista clínico a observar como os alimentos que remetem emoções negativas podem ser transformados em receitas ou sugestões de consumo que favoreçam a mudança de hábitos e a uma visão mais positiva sobre o alimento.
A diretora executiva da ANERJ, Kelly Gonzaga, apresentou o tema “A Fisiologia e a Bioquímica da Amamentação Integradas à Tecnologia Leve no Acolhimento à Nutriz”, no qual destacou as vantagens do aleitamento materno e o papel do nutricionista no incentivo e apoio à nutriz.
Também esteve presente ao evento o coordenador do curso de graduação em Nutrição da universidade, Fernando Cabral.
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies