Rio de Janeiro - 27/04/2018
O Projeto de Lei nº 6.819/2010, que garante o direito à jornada semanal de 30 horas para nutricionista, já tem comissão especial aprovada na Câmara dos Deputados para apreciação de mérito. Nessa quarta-feira (25), o presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), deu o aval para a criação do grupo, que deve discutir o teor do PL antes de seguir para votação final no Plenário.
O PL, que altera a Lei nº 8.234/1991, passou pelo Senado Federal e, desde 2010, esperava a instalação da comissão para seguir o seu curso legislativo.
O tramite tempestivo nessa etapa do processo ocorreu devido à atuação de representantes das entidades da categoria, entre eles o CFN, os Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-1), a Federação Nacional dos Nutricionistas (FNN), a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e o Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp), que tiveram o apoio do deputado federal Odorico Monteiro (PSD/CE) e do requerimento elaborado pelo deputado federal Júnior Marreca (PEN/MA).
Lobby — “Toda pressão política das entidades é pela defesa dos nossos direitos”, ressalta a vice-presidente do CFN, Albaneide Peixinho, que participou da última articulação preliminar sobre o assunto junto ao deputado cearense.
A instalação da comissão é uma exigência regimental para que o PL continue a tramitar na Câmara. O projeto, já aprovado no Senado, também objetiva garantir adicional de insalubridade e atuação profissional em diversas áreas, como educação infantil – alimentação escolar; assistência à saúde – hospitalar, clínica e ambulatorial; esporte e lazer; e alimentação coletiva.
Imagem — da esquerda para a direita:
Zaíra Tronco Salerno, diretora da Asbran;
Ernane Silveira Rosas, presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp);
Deputado federal Odorico Monteiro (PSD/CE);
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ);
Assessor Parlamentar do CFN, Antonio Augusto;
Nutricionista Lidieli de Macêdo Frota.
Fonte: CFN
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies