Espírito Santo - 06/06/2016
Nutricionistas de cinco municípios do estado do Rio de Janeiro receberam o Prêmio Alimentação Escolar Saudável do RJ na 5ª edição da Green Rio/Rio Orgânico. Levantamento feito em 95 escolas de Itaperuna, Paraíba do Sul, Trajano de Moraes, Três Rios e Pinheiral, cidades que aderiram ao Projeto Alimentação Escolar Saudável, mostra que, no último ano, melhorou o padrão de alimentação saudável de mais de 30 mil alunos e aumentou em 35% a aquisição de produtos de pequenos empreendimentos locais desses municípios.
Lançado no ano passado, o prêmio visa a premiar iniciativas que promovam a redução de açúcar, sal, gordura e alimentos processados e ultraprocessados nas merendas escolares. Segundo o consultor do projeto, Luiz Carlos Barboza, a iniciativa representa uma experiência bem sucedida de promoção da saúde e do desenvolvimento econômico local.
Dados do Ministério da Saúde do ano passado indicam que 52,5% da população adulta brasileira estão acima do peso, um crescimento de quase 10% em relação aos últimos oito anos.
O Green Rio 2016 foi realizado durante a Semana do Alimento Orgânico, na semana passada, na Marina da Glória. O tema deste ano foi educação. Participou do evento a nutricionista e conselheira do CRN-4, do CAE-RJ e do CAE Rio, Lucia França; a conselheira do CAE-Rio Savana Santos; e a colaboradora da Câmara Técnica de Políticas Públicas do CRN-4, Thays da Silva Araújo.
As nutricionistas premiadas são: Angélica da Silva Lemos Gonçalves, Carolina Alves Meirelles de Freitas e Kleyzy Vieira Lemos Cabral (Itaperuna); Carolina Montes Durões de Souza (Paraíba do Sul); Nathália Pires Campos de Paulo (Trajano de Moraes); Maralize Pravato de Abreu e Thaysa Diniz Rodrigues (Três Rios); Thassiana Almeida, Carolina Santana e Fernando Antonio Cabral (Pinheiral).
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies