Espírito Santo - 04/05/2016
Em maio, o Programa VideoSaúde apresenta quatro documentários que fazem parte da série Curta Agroecologia. Ela foi realizada em parceria entre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), o Canal Saúde e a VideoSaúde, visando destacar experiências comunitárias bem-sucedidas no campo. Os documentários mostrarão neste mês a importância da produção, cultivo e consumo de alimentos livres de agrotóxicos.
O filme REfloresta se passa em Rondônia e conta como, do encontro entre migrantes do Sul do país e o povo da floresta, nasceu uma nova forma de conviver, produzir e restaurar a mata nativa. Já Labirintos da arte, sobre o tema saúde mental, traz depoimentos de pessoas com transtornos mentais, que encontraram na arte uma forma de reconhecimento,
Já Arroz ecológico – alimento iluminado, apresenta a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico, com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff. Moradores de assentamento de reforma agrária da Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) explicam os processos de cultivo e produção agroecológica, além de falarem sobre ações que objetivam uma agricultura orgânica e alimentação saudável.
Em uma breve viagem no tempo, o documentário Herdeiros da terra vai contar a história de assentados de reforma agrária que participaram das grandes ocupações que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou na região nos anos 1990. De volta aos dias atuais, mostra os herdeiros que continuam nas lutas de posse, mantendo práticas saudáveis e agroecológicas como base do trabalho em comunidade.
Com o tema mulheres e agroecologia, o filme apresenta a rede Xique-xique, que consiste na comercialização solidária de produtos agroecológicos e é formada pela força do trabalho feminino. Elas falam sobre a luta para gerar renda para suas famílias e conquistar espaço e respeito no trabalho no campo, em meio à violência e ao preconceito.
Os filmes são exibidos no UTV Canal TV-RJ e na NET, canal 11.
Conheça os dias e horários da programação.
Fonte: Fiocruz
Para saber mais detalhes sobre a utilização dos cookies clique aqui e acesse a nossa Política de Cookies