Subterfúgios da propaganda para vender produtos

Espírito Santo - 12/09/2016

“Mídia e Consumo: o diabo mora no detalhe”. A exemplificação dessa denúncia subliminar foi dada pela nutricionista e professora de Educação Alimentar e Nutricional da UFRJ Maria Claudia Veiga de Carvalho na palestra “A mídia e o consumo de alimentos – relação do setor público e questões éticas quanto ao patrocínio e apoio a eventos científicos” na última edição do Ocupa Nutrição, neste sábado (10)

Segundo ela, há décadas a indústria utiliza subterfúgios para vender produtos, com ofertas do tipo “compre e ganhe um curso”, como do “Açúcar União”. “Isso fala ao sentimento, e o consumidor é cooptado”, alertou.

Para Maria Claudia, esse tipo de propaganda é uma demonstração do conflito de interesse entre público e privado, e, como complementação, citou o envolvimento do chef de cozinha e apresentador britânico Jamie Oliver com a Sadia. Ela elogiou o trabalho que Oliver desenvolve nas áreas de educação alimentar e alimentação escolar, mas criticou sua ligação com a marca.

- Ele tem um discurso no nosso campo, porém, nesse caso, há, claramente, conflito de interesse. Já encaminhamos – se referindo às entidades da sociedade civil - uma carta na qual solicitamos que reveja essa decisão e use sua imagem para continuar promovendo a saúde. Não defendemos o confronto, mas a conversa.

Maria Claudia destacou que o setor público, com suas políticas públicas, tem recursos para combater esse tipo de propaganda, e defendeu maior divulgação do Guia Alimentar para a População Brasileira, a fim de incentivar o consumo de comida de verdade.

 

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